sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Não é um livro de receitas

As revelações picantes dos grandes chefs - Irvine Welsh

Danny Skinner tem uma bela namorada, um ótimo apartamento e uma vida regada a muitos excessos e tragos pelos pubs de Edimburgo. Skinner trabalha como inspetor sanitário no Conselho Municipal da capital escocesa e, por alguma razão, seu novo colega de trabalho, Brian Kibby, desperta nele um certo ódio inexplicável.
Kibby é o típico nerd pacato, fã de trens, games e que nunca esteve com uma mulher. Ele é apenas dois anos mais novo que Danny Skinner, e não consegue entender a antipatia de seu colega.
Skinner nunca conheceu seu pai, e sua mãe, uma cabeleireira remanescente do movimento punk escocês do início dos anos 80, jamais revelou seu nome ou seu paradeiro. Enquanto isso, Brian Kibby acaba de ver o seu morrer no leito de um hospital devido a uma grave doença.
Embora o nome do livro assuste um pouco, obviamente não se trata de um livro de culinária. Com um diálogo perfeito e narrações feitas pelos próprios personagens, As revelações picantes dos grandes chefs instiga, emociona e nos faz odiar e admirar seus personagens em questão de segundos.
Irvine Welsh - entre seus vários livros - escreveu o clássico Trainspotting e o seu sucessor Porno. Ao lado de grandes escritores como Nick Hornby, o autor prova mais uma vez que é um dos maiores nomes da literatura pop atual.

Nenhum comentário: