domingo, 11 de julho de 2010

Overdose de Rolling Stones

Enquanto a minha tarde de sábado se resumiu em Stoned, a de hoje resumiu-se em Stones in Exile. Desculpa, Holanda. Desculpa, Espanha. Mas teve que ser.

Stoned é uma putaria sem fim que desconstrói o mito Brian Jones. Entre muita droga, peitos e pênis, há a história do lendário guitarrista e um dos fundadores dos Rolling Stones. Para o mundo, o grande Brian Jones foi encontrado morto na piscina de sua casa algum tempo após ser chutado da banda.
Mas o Mr. Jones retratado no filme de Stephen Wooley é um Brian Jones egocêntrico, drogado e autodestrutivo. O pé no saco sem noção que agrediu a namorada Anita, que em seguida caiu nos braços de Keith Richards. O Brian Jones do Stoned não é um admirável gênio da música e foi assassinado pelo construtor que fazia a reforma de sua mansão.
E o Stones in Exile.
Ô troço bom de assistir. O documentário lançado recentemente teve a direção assinada por Stephen Kijak e, além de documentar com brilhantismo a gravação do Exile in Main Street, ainda reuniu grandes personalidades para falar a respeito. Quando eu digo grandes personalidades tu pode incluir aí Jack White, Sheryl Crow, Martin Scorsese e Bill Clinton.
Toda aquela atmosfera, aquele clima de exílio e aquele porão barulhento, onde drogas e bebidas pareciam não ser meros coadjuvantes, são retratados por vozes que estiveram lá. Imagens e áudios da época completam a viagem cinematográfica para o porão de Nellcote, no sul da França, no princípio dos anos 70.

Nenhum comentário: