quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Figuras Notáveis: Nick Hornby

O escritor inglês Nick Hornby está entre os principais nomes da literatura contemporânea. Com nove livros publicados, entre obras de ficção e não-ficção, Nick procura tratar de assuntos cotidianos com uma linguagem sutil e divertida. São comédias dramáticas em que muitos de seus leitores podem se identificar facilmente.
Nick Hornby teve seu primeiro livro publicado em 1992, aqui no Brasil com o título de Febre de Bola. A obra foi uma espécie de autobiografia sobre um homem de meia idade fanático por futebol. O livro, além de ter sido premiado, recebeu também adaptação para o cinema. A partir daí, Nick passou a escrever artigos para diversos jornais e lançou inúmeros livros de sucesso internacional.
Já na sua segunda obra, Hornby seguiu para o lado ficcional, com o livro Alta Fidelidade. Nesse, o personagem principal é um aficionado por música, que além de discos, coleciona também inúmeros romances fracassados. O livro novamente virou filme, fato que voltou a se repetir ainda em sua terceira obra, o livro Um Grande Garoto.
Em 2008, Nick decidiu ousar um pouco mais e escreveu um livro voltado ao público adolescente. A obra, intitulada Slam, conta a história de um adolescente skatista. Apesar de mais facilmente digerida por jovens de pouca idade, a história acabou ganhando a simpatia também dos leitores mais velhos.
Mesmo carregando a fama de escrever “livros que parecem filmes”, como inclusive provaram as adaptações para o cinema, Nick nunca havia escrito um roteiro de verdade. Isso até o ano passado, quando estreou como roteirista do filme Educação, lançado no Brasil no início de 2010. Por ser um amante da música e ter bastante proximidade com ela, Nick acabou dando também palpites para a trilha sonora do filme.
Seu novo romance, intitulado Juliet, Nua e Crua, foi lançado no Brasil em abril deste ano, e já está colecionando boas críticas na mídia. Na história, o personagem Duncan, assim como o seu criador, é um verdadeiro nerd musical. Além de colecionar milhares de discos, ele também é fanático pelo Tucker Crowe, cantor que fez sucesso na década de 70. O principal passatempo de Duncan, além de ouvir e colecionar discos, é acompanhar diariamente o site que criou para o seu ídolo.

Nenhum comentário: