quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Figuras Notáveis: Jack Kerouac


Jack Kerouac fez parte de uma geração de escritores que, nas décadas de 50 e 60, revolucionou a cultura e criou um modo de vida, a geração beat. Sua principal obra, o livro On The Road, lançado em 1957, foi escrita em apenas três semanas e até hoje é considerada uma bíblia da contracultura.
O livro narra as viagens de Kerouac por diversas cidades dos Estados Unidos na pele do protagonista Sal Pradise. De carona com desconhecidos e na companhia de seu amigo Dean Moriarty (Neal Cassady, na vida real), mais algumas doses alcoólicas e substâncias ilícitas, o personagem acabou influenciando toda uma geração de jovens. Bob Dylan já revelou inclusive que sua vida mudou depois de ler On The Road.
Kerouac se tornou escritor após sofrer um acidente que o impossibilitou de continuar jogando futebol americano por algum tempo na Universidade de Columbia, onde estudava. Durante os meses em que não pôde jogar, passou a freqüentar a biblioteca da universidade. Lá, começou a ter contato com livros de escritores como Jack London e Tom Wolfe, que acabaram o influenciando em praticamente todas as suas obras. Foi também nessa época que Kerouac conheceu e se tornou amigo de Allen Ginsberg e William Burroughs.
Além de On The Road, que é indiscutivelmente sua obra mais revolucionária, Jack Kerouac escreveu também outros livros importantes, como Tristessa, Os Subterrâneos, Os Vagabundos Iluminados e O Viajante Solitário. Todos os seus livros foram escritos em curtos períodos tempo, alguns em três solitários dias e outros em uma longa madrugada.
Kerouac teve uma infância feliz e sempre foi muito próximo de sua família. Fez diversas viagens na companhia dos pais e da irmã e tinha uma ótima relação com sua mãe e sua tia, suas freqüentes companhias. Suas primeiras histórias começaram a ganhar forma quando tinha apenas 11 anos, mas só aos 17 Kerouac decidiu que queria se tornar escritor.
Depois de um longo período de especulação, finalmente a sua obra mais cultuada, o On The Road, recebeu adaptação para o cinema e começou a ser filmado em agosto deste ano. A direção do filme será assinada pelo diretor brasileiro Walter Salles. O protagonista Sal será vivido pelo ator Sam Riley, já o ator Garrett Hedlund será Dean Moriarty, e Kristen Steward fará a esposa de Dean, Mary Lou. O filme está previsto para chegar aos cinemas em outubro do ano que vem.

Nenhum comentário: