domingo, 30 de setembro de 2012

come together, join the party

Bastaria que eu tivesse aberto o verbete de Come Together na wikipedia para descobrir isso, mas como nunca me ocorreu, descobri lendo Flashbacks mesmo, aquela intrépida autobiografia de Timothy Leary. 
John Lennon compôs Come Together depois que Leary foi falar com ele a respeito de sua candidatura ao governo da Califórnia, em 1969. Ele disputaria a vaga nas eleições do ano seguinte com Ronald Reagan pelo inacreditável Partido Psicodélico da Califórnia e sua campanha já tinha até slogan: Come together, join the party. Como Lennon já estava por perto na ocasião, não custava pedir ao amigo beatle para criar o jingle da campanha, algo que tivesse a ver com liberdade, com o trabalho de Leary em relação às drogas psicodélicas e que obviamente casasse com seu slogan. Então nasceu a música. O escritor, que já estava ferrado na justiça há algum tempo por causa de confusões com substâncias ilícitas, foi preso em seguida e acabou não concorrendo às eleições. 
Na cadeia, teve a chance de ouvir o disco novo dos Beatles, o Abbey Road, e para sua surpresa, Lennon havia dado uma nova cara ao antigo jingle e transformado em uma canção dos Beatles. Leary não gostou nada daquilo, considerava Come Together uma música sua, já até tinha tocado em algumas rádios alternativas como jingle da campanha. Depois disso, Leary passou longos anos fugindo da cadeia, escondido em vários países e novamente na cadeia, e, ao que se sabe, a história da música ficou por isso mesmo.

Nenhum comentário: