sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

cinco filmes uruguaios

Sim, ele existe. Apesar de não ter tanta fama fora de suas fronteiras, o cinema uruguaio até conseguiu fazer algumas produções interessantes nos últimos anos, que só chegaram ao Brasil em cinemas de arte, cineclubes, esses lugares fabulosos frequentados por nove pessoas no total. Pois bem, já adianto que nenhum dos filmes abaixo eu recomendaria a troco de nada, mas dos uruguaios que assisti, foram os que mais me agradaram.
Queria poder incluir Além da Estrada, pero no és genuinamente uruguaio, e queria ter esperado até encontrar El Cuarto de Léo e Rincón de Darwin, mas provavelmente quando esse dia chegar – levando em consideração o tempo que já esperei – o blog não exista mais, a internet não exista mais e eu não exista mais, então vamos logo com isso.

Whisky
Desde que Jacobo perdeu a mãe, sua vida gira em torno da pequena fábrica de meias que administra em Montevidéu. Aos 60 anos, ele vive sozinho e seu maior contato com outra pessoa resume-se em uma relação de poucas palavras com uma funcionária da empresa, a Marta. Quando ele recebe a notícia de que seu irmão Hernan virá do Brasil para a cerimônia de um ano de falecimento da mãe, depois de duas décadas sem pisar no Uruguai, Jacobo bola um plano para parecer ter uma vida melhor do que a que vem levando. Ele chama Marta e faz um acordo: durante toda a estadia de Hernan na cidade, ela teria que fingir que é sua esposa.

O Banheiro do Papa
Quando os moradores de Melo, cidadezinha na fronteira do Uruguai com o Brasil, ficam sabendo que o Papa fará um discurso por lá, inicia-se o alvoroço. A região pobre, ocupada basicamente por barracos de madeira às margens de ruazinhas de terra, começa então a se preparar para a chegada do Pontífice. Na tentativa de faturar uma grana com o movimento que o evento atrairia, Beto, um contrabandista que vive com a mulher e filha numa casinha caindo aos pedaços, resolve construir um banheiro e cobrar pelo seu uso. Diferente dos vizinhos, que venderiam comida e lembrancinhas religiosas,  sua ideia soava genial, afinal, vontade de ir ao banheiro em algum momento todo mundo tem.


Gigante
Jara é segurança noturno de um grande um supermercado e seu trabalho consiste basicamente em passar horas numa salinha observando as imagens das câmeras instaladas em diversos pontos do prédio. Uma noite dessas, no meio de sua tediosa rotina, ele descobre Julia, uma faxineira que trabalha no mesmo turno para deixar tudo em ordem antes de o mercado abrir. Totalmente introvertido e incapaz de se relacionar com qualquer pessoa, Java cria uma obsessão por Julia. Além acompanhar a moça a noite inteira pelas câmeras, ele passa também segui-la durante sua folga.

Mau Dia Para Pescar
O picareta Príncipe Orsini leva a vida viajando por varias cidadezinhas da América Latina ao lado de um lutador alemão decadente, que outrora chegou a ser campeão. Basicamente o que ele faz é promover lutas combinadas: quem resistir ao alemão, ganha um prêmio de mil dólares, que obviamente não existe. Só que ao chegar a um povoado chamado Santa Maria, a dupla é surpreendida com a grande repercussão do evento, que recebe até patrocínio do jornal local. Quando um morador aparece disposto a lutar e vencer, acabando com a certeza de a aposta estar ganha, a situação se complica para Orsini.

25 Whatts
O trio de amigos adolescentes Leche, Seba e Javi tenta sobreviver ao tédio de um domingo em Montevidéu. Tudo se passa em 24 horas e o marasmo da vida dos rapazes acaba contagiando também quem assiste ao filme. Javi precisa dirigir um carro com alto-falante de publicidade, Leche precisa terminar seu exame de italiano, mas está com dificuldade de concentração devido a sua paixão pela professora, e Seba tenta alugar um filme pornô.

Nenhum comentário: