domingo, 17 de janeiro de 2010

O lado B


Rockers - Bob Gruen

Fruto de uma exposição feita na FAAP em julho de 2007 - com curadoria de Supla -, o photobook Rockers, do lendário fotógrafo Bob Gruen, não pode de maneira alguma estar em falta na prateleira dos amantes do rock'n'roll. Com duas capas - sendo a clássica do Sid Vicious cheio de mostarda na cara a minha favorita -, o livro mostra o que podemos chamar de "o lado b" de bandas como Ramones, Sex Pistols, The Who, Led Zeppelin e outras tantas até a década passada.
Boa parte das fotos retrata os músicos em momentos que o público teve pouco conhecimento, lugares mais casuais, fora do palco. Momentos como John Lennon e Yoko Ono no hospital no dia do nascimento de Sean, o camarim do Kiss lotado de groupies, os Sex Pistols viajando pela Europa, os New York Dolls andando pelas ruas com seus saltos gigantes e Tina Turner enchendo a cara de Jack Daniels com Keith Richards e David Bowie.
As famosas groupies Sable Star, Nancy Spungen, Cyrinda Foxe e Bebe Buell também não poderiam deixar de aparecer belas em meio aos seus homens. Outro ponto que preciso mencionar é que é impossível não constatar como Keith Moon, Jeff Beck e, principalmente, Mick Jagger eram belos. Aliás, dudes, Joan Jett e Debbie Harry não ficam atrás.
Outro fator interessante do livro é que antes de cada álbum de fotos de determinada banda/cantor, tem um texto de abertura sob o ponto de vista do próprio Bob Gruen em relação a eles. Os textos são curtos e expressam em poucas palavras o modo de vida que eles levavam, como eles eram no dia-dia e algumas histórias que Gruen presenciou junto com eles. Todos os textos que integram o livro estão em português e em inglês.



Johnny Thunders, Sable Star e Iggy Pop
Uma das minhas preferidas!

Um comentário:

Equipe Bitch Please disse...

vendo essa foto, descobri q o iggy é irmão do júpiter maçã! hueaheau