segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ed O'Brien 1x0 Bono

Ed O'Brien falou uma coisa que faz muito, mas muito sentido. Em entrevista para o site midem.com, o guitarrista do Radiohead disse:

Eu tenho um problema quando as pessoas afirmam ‘a pirataria está matando a indústria, está nos arruinando’. Eu não concordo. Os piratas podem não adquirir um álbum, mas compram ingressos de shows, camisetas, e etc.

Enquanto Bono Vox luta em vão contra a pirataria, esbraveja mandando cartas para a mídia dizendo o quanto os piratas prejudicam a indústria musical, existem Eds O'Briens pelo mundo afora que usam seu tempo tendo boas ideias (A.K.A lançamento do In Rainbows). Bono Vox é um cara de atitudes quase sempre exemplares, mas neste momento ele e a maioria das gravadoras me lembram a Olivetti. Pra que ampliar o segmento e fabricar computadores? Vamos continuar fabricando apenas máquinas de escrever. Quer dizer.
Aqui no Brasil os sócios de uma gravadora, que admiro muito por seus princípios, tiveram uma ideia brilhante: comprar uma fábrica de discos de vinil que estava fechada e reabri-la. É a única da América latina. Será que o pessoal desta gravadora é GÊNIO por ter percebido que os discos de vinil estão cada vez mais em alta, ou só usaram uma esperteza pra algo que está na cara de todo mundo? Só não enxerga isso quem não quer. Você pode dizer que é hype e eu posso até concordar, mas não há como negar que o mercado para o bolachão existe, até mesmo no Brasil. Pode ser que a ideia nem dê certo por muito tempo, mas é preciso admitir que o que esses caras estão fazendo é muito melhor do que choramingar dizendo que baixar músicas ilegalmente na inernet está acabando com a indústria musical. O mercado precisa se adequar ao que está acontecendo no mundo e buscar outras alternativas pra não entrar no buraco. E não precisa ser muito esperto pra saber disso.

Nenhum comentário: