quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Backbeat

 
Talvez poucas pessoas fora da beatlemania saibam que no início da carreira do Fab Four existia um quinto integrante, um baixista, antes de Paul McCartney deixar a guitarra, chamado Stuart Sutcliffe. O filme Backbeat conta exatamente quem era Stuart, ou Stu, como era chamado pelos seus companheiros de banda.
Stu entrou nos Beatles por intermédio de John Lennon, que era seu amigo e colega na Escola de Artes de Liverpool. Enquanto John só estudava para não decepcionar sua tia, Stuart era um amante da arte e tinha ela como seu objetivo de vida.
Mesmo que a arte estivesse sempre em primeiro lugar, Stu aceitou o convite de John e entrou para o grupo. Apesar de não ser um exímio baixista, era um dos poucos garotos de Liverpool tão jovem quanto os Beatles disposto a comprar um baixo. E ainda assim, não ficou por muito tempo na banda.
Em uma viagem para Hamburgo para vários shows seguidos em um bar chamado Kaiserkeller, Stu conheceu Astrid, uma bela fotógrafa alemã de cabelos louros e beleza assustadora. Isso bastou para que abandonasse toda sua vida em Liverpool e passasse a viver em Hamburgo ao lado da nova namorada.
Apesar de a história do filme ter alguns pontos opostos aos da versão que se encontra na biografia dos Beatles, já se pode ter uma boa noção de quem foi Stuart Sutcliffe e como sua história chegou ao fim.

Nenhum comentário: