sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Figuras Notáveis: Tony Wilson

Anthony Howard Wilson, mais conhecido como Tony Wilson, é uma grande lenda por trás de algumas das bandas mais importantes da história do rock’n’roll. Ele foi jornalista e também um grande empresário do ramo musical. Apresentou diversos programas de música e noticiários na televisão e foi o fundador do selo Factory Records, que lançou discos das bandas Joy Division, New Order e Happy Mondays.
Tony Wilson foi um dos grandes responsáveis pelo surgimento do estilo conhecido como pós-punk. Ele também viu de perto o sucesso de uma das bandas mais importantes do punk inglês, o Sex Pistols. Wilson foi uma das 42 pessoas da pequena plateia que assistiu ao show da lendária banda punk em Manchester, em 1976.
Amante inveterado da música, Tony também acompanhou o crescimento e a curta carreira da banda inglesa Joy Division, encerrada com a morte do vocalista Ian Curtis. Em seguida, junto com os antigos membros, deu vida a um novo grupo, o New Order.
Se cidade de Manchester, na Inglaterra, está entre os principais berços do rock, grande parte desta responsabilidade é de Tony Wilson e de sua Factory Records. Entre as principais bandas que nasceram na cidade, três delas estouraram no mundo graças a Wilson: o Joy Division, o New Order e o Happy Mondays. Tony Wilson também fundou em 1981 a Hacienda, uma casa noturna que se tornou reduto para outras famosas bandas de Manchester, como os Smiths, o Stone Roses e o Oasis. Foi no Hacienda também que a cantora Madonna fez o seu primeiro show no Reino Unido.
O filme “24 Hour Party People”, lançado no Brasil em 2003 sob o título de “A festa nunca termina”, retrata com detalhes a vida do empresário. O longa é narrado e protagonizado por Tony Wilson, que é vivido pelo comediante Steve Coogan. A história começa em 1976 e termina no começo dos anos 90, contando de forma divertida a cena roqueira de Manchester e principalmente da Factory.
No dia 10 de agosto de 2007, Tony Wilson, morreu de câncer, aos 57 anos. Diagnosticado com outras doenças além do câncer já em 2006, alguns amigos e integrantes da Happy Mondays criaram um fundo para ajudar a pagar o tratamento de Wilson. Mas o tratamento não fez efeito e o empresário acabou morrendo no hospital Christie, em Manchester.

Nenhum comentário: