quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Figuras Notáveis: Charles Bukowski

Famoso por sua linguagem obscena e por seu íntimo envolvimento com altas doses alcoólicas, Charles Bukowski é um dos principais escritores contemporâneos dos Estados Unidos. Sua infância difícil foi marcada pelo complicado e violento relacionamento com o pai e pela freqüente exclusão das outras crianças na escola.
Para tornar sua vida um pouco menos trágica, quando cresceu, Bukowski procurou dar um sentido a sua vida através dos livros e das garrafas de bebida. Devido aos problemas com o álcool, acabou tendo diversos empregos temporários e não chegou a concluir a faculdade de jornalismo.
Nascido em 16 de agosto de 1920 na Alemanha, Bukowski começou a escrever suas primeiras poesias quando tinha apenas 15 anos. Porém, seu primeiro livro foi lançado só 20 anos depois.
A vida inteira o escritor sonhou em ser reconhecido pelos seus contos e poesias, mas foi apenas nos anos 80 que Bukowksi pode desfrutar de sua fama. Ele então passou a ser considerado uma celebridade e obteve seu espaço na literatura contemporânea dos Estados Unidos.
Bukowski já escreveu mais de 50 livros, entre romances e publicações de contos e poesias. Um de seus contos mais famosos é “A mulher mais linda da cidade”, lançado no Brasil em uma compilação com outros contos de sua autoria.
Em seus contos e romances, quase sempre autobiográficos, são encontradas histórias de gente comum. De quem não se acha culto o suficiente para ser alguém na vida. De quem mal tem dinheiro para pagar o aluguel e está sempre atrás de um emprego qualquer.
O escritor dizia que beber era algo emocional, que fazia você sair da rotina do dia-a-dia. Era como um suicídio em que depois você poderia voltar à vida. Seu descontentamento com a maioria das pessoas, o sentimento de solidão, o ódio e até mesmo o amor, tornaram Bukowski conhecido como “O velho safado”. De todas as gerações que acompanharam suas obras, ele ganhou o apelido de “o velho Buk”.
Charles Bukowski morreu de leucemia em março de 1994, aos 73 anos. Um ano depois, seu último livro, “Pulp”, foi lançado no Brasil e tornou-se uma de suas obras mais conhecidas e cultuadas.

Nenhum comentário: