domingo, 28 de abril de 2013

cinco filmes sobre voltar para a cidade natal

Isso que vem abaixo só pode ser resquício de alguma inspiração saída da viagem que fiz para Santa Rosa há exatamente um mês. Afinal, voltar pra casa é sempre igual pra todo mundo, mesmo que você pese oito quilos a mais ou que seu nariz esteja mais fino e harmônico.

Elizabethtown
Um clássico. Não é apenas sobre voltar para casa. É sobre fazer a maior cagada da vida e ainda ter que voltar para sua cidadezinha natal para enterrar o pai quando quem estava planejando morrer era o próprio. O próprio aqui seria o Orlando Bloom. Como tudo na vida, inicialmente ninguém encontra saída para escapar da tragédia. Ou melhor, encontra: um tiro na cabeça ou várias doses de algo letal. Mas depois algumas coisas esquisitas acontecem e você pensa melhor. No caso de Elizabethtown, acontece uma aeromoça loira e safadinha na vida de nosso protagonista e faz com que tudo pareça um pouco menos dramático.

Garden State
Aqui também é a morte que leva o personagem principal, no caso Zack Braff, de volta para sua terra. Foram nove anos sem pisar naquele lugar, mas sua mãe morreu e não restou outra alternativa. É engraçado ver no que seus amigos de infância se tornaram, porém um tanto melancólico encontrar seu velho pai, um psiquiatra que receita todos os remédios que sustentam seu vício. Tudo vai bem mais ou menos até ele conhecer Sam. Ai ai, o que não faz uma mulher (Natalie Portman) na vida de um homem.

Beautiful Girls
Ora vejam só, aqui também temos Natalie Portman trazendo alegria à vida de um rapaz que foi visitar sua família na cidade onde nasceu. Mas como ela só tinha 13 anos, a coisa não passou de um flertezinho entre vizinhos. Trata-se de um pianista em uma espécie de crise existencial: sua profissão vai mal e seu namoro não está muito diferente. Os velhos amigos ele logo descobre que também não vivem lá muito satisfeitos. Entre um porre e outro em algum barzinho entupido de bêbados encrenqueiros, suas vidas complicadas se mostram ainda piores.

Young Adult
A bela Charlize Theron só voltou para sua cidade porque é uma son of a bitch. Ela vive há anos em Minneapolis, onde é uma escritora de livros juvenis, mas acha que a vida está meio blergh com a pressão para terminar a última edição de uma série. E aí ela decide voltar para sua cidadezinha, onde era super popular durante o high school, para reconquistar seu namorado da época. E ela acha que tudo bem se ele está casado e tem uma filhinha recém-nascida. Who cares? Mas a moça não tá mais com essa bola toda, e aí a gente já imagina o que rola. 

Tamara Drewe
Este sempre será um péssimo nome de filme, eu sei. Mas no fim das contas Tamara é uma simpática jornalista que volta à sua cidade para tentar vender a casa que herdou após a morte da mãe. Ao contrário da moça do filme acima, ela era uma adorável feiosa quando mais nova, mas para surpresa de seus antigos amigos & vizinhos, não é que ela voltou com um belo upgrade? Revirando o passado ela encontra um ex-namorado e as lembranças a deixam um pouco receosa de vender a casa e cortar o último laço que tem com o lugar.

Nenhum comentário: