terça-feira, 21 de setembro de 2010

Figuras Notáveis: Hunter S. Thompson

O escritor americano Hunter S. Thompson tornou-se mundialmente conhecido pelo seu livro “Medo e Delírio em Las Vegas” e também por ser o precursor do chamado Jornalismo Gonzo. O estilo de jornalismo caracterizado pelo fato de o repórter viver na pele a situação e depois escrever sobre ela fez com que Thompson vivesse momentos intensos, regados aos mais variados tipos de drogas.
Adepto do Movimento Beat da década de 60, Thompson escreveu para várias publicações americanas até lançar a sua primeira obra, em 1965. O livro “Medo e Delírio sobre duas Rodas” surgiu de uma reportagem para uma revista esquerdista. Para escrevê-la, Thompson passou um ano convivendo com a gangue de motociclistas Hell's Angels. Através de relatos políticos e sociológicos extremamente detalhados e do envolvimento com a contra-cultura, a obra tornou-se um clássico do New Journalism.
Seu mais famoso livro, “Medo e Delírio em Las Vegas”, começou nas páginas da revista americana Rolling Stone, antes de ser publicado em 1971. Na história, Hunter Thompson encarna Raoul Duke, uma espécie de alter-ego que vai até Las Vegas para cobrir uma corrida de motos e uma convenção sobre drogas. Acompanhado do peculiar advogado Dr. Gonzo, Thompson encheu o porta malas de seu conversível vermelho com diversos tipos de drogas, desde maconha até cocaína, LSD e mescalina.
Nos anos seguintes Thompson publicou novos livros e continuou escrevendo artigos sobre política, violência e drogas para várias revistas. Na década de 90 chegou a ser preso por porte de drogas e foi acusado de abuso sexual por sua assistente. Em 20 de fevereiro de 2005, Hunter Thompson tirou a sua própria vida com um tiro de espingarda. Ao seu lado um bilhete de despedida alegava que o escritor sentia-se muito deprimido e sofrendo dores terríveis devido a uma cirurgia.
Três de suas obras, entre livros e contos, já possuem adaptações para o cinema. O primeiro deles, “Medo e Delírio em Las Vegas” foi lançado em 1998. O segundo, intitulado “O Diário de um Jornalista Bêbado” está previsto para ser lançado ainda este ano. E o último, baseado no conto “Prisoner of Denver”, está começando a ser filmado e ainda não há previsão de lançamento.

Nenhum comentário: